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Gateway de pagamento: qual é o melhor para o seu e-commerce?

Um gateway de pagamento é indispensável para quem quer vender on-line. Conheça o serviço e veja como escolher a melhor opção!

Você possui um comércio eletrônico ou planeja ingressar nesse ramo? Entender o que é gateway de pagamento é fundamental. Trata-se de uma forma de possibilitar aos clientes um pagamento seguro e conveniente

Existem diferentes tipos de gateways para loja on-line, cada um com suas vantagens e desvantagens. Vamos explicar, neste artigo, os principais pontos que você precisa conhecer!

O que é gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é o serviço responsável por fazer a comunicação entre o seu site e as instituições financeiras – como banco ou operadora do cartão do comprador. Ele permite que você receba pagamentos on-line dos seus clientes, de forma rápida, segura e eficiente. 

Quer entender por que você precisa de um gateway para e-commerce? Confira os benefícios da tecnologia.

Quais são os benefícios do gateway para uma loja on-line?

Usar um gateway de pagamento para e-commerce traz diversos benefícios para o negócio:

  • Aumenta as vendas e dá maior liberdade ao cliente com a oferta de diversas formas de pagamento.
  • Reduz os custos da empresa, que não precisa se responsabilizar por certas taxas administrativas.
  • Melhora a conversão devido a checkout transparente, recorrente e one-click buy, o que facilita a experiência do cliente.
  • Facilita a gestão de vendas recorrentes ao permitir o gerenciamento de assinaturas pré-pagas, cobranças em dias determinados e muito mais.
  • Integra o gateway com as principais plataformas de e-commerce e ferramentas de gestão financeira, marketing digital e análise de dados.
  • Tem uma gestão financeira empresarial mais eficiente ao receber os pagamentos à vista ou antecipar os recebíveis das vendas parceladas – com as melhores taxas do mercado.

No entanto, o principal benefício de contar com esse serviço é a segurança.

Pagamentos on-line mais seguros

Usar um gateway de pagamento para loja on-line é garantir a segurança dos dados dos seus clientes e das suas transações. Ele segue um conjunto de regras que visa a proteger as informações sensíveis dos portadores dos cartões. Com isso, contribui para que o negócio atenda às disposições da LGPD.

Além disso, usa criptografia e certificados digitais para que os dados sejam transmitidos de forma segura entre as partes envolvidas na transação. 

Outro ponto importante da ferramenta é que ela conta com sistemas antifraude, que analisam o comportamento dos compradores e bloqueiam transações suspeitas.

Como funciona um gateway de pagamento para e-commerce?

Para entender o funcionamento do serviço, você deve, inicialmente, entender o que são a adquirente e a subadquirente.

Adquirentes são empresas autorizadas a capturar e processar as transações com cartões de crédito e de débito. Elas fazem a conexão entre os bancos emissores dos cartões e os estabelecimentos comerciais e cobram uma taxa por cada transação.

Subadquirentes são intermediárias entre as adquirentes e os lojistas. Cobram uma taxa única por cada transação realizada. Para a venda on-line, elas oferecem uma solução que dispensa:

  • a necessidade de conta bancária vinculada à adquirente;
  • um contrato direto com as bandeiras de cartão;
  • e a integração técnica com a adquirente. 

Com isso em mente, o funcionamento de um gateway de pagamento para e-commerce é simples. Veja o passo a passo:

  1. O cliente escolhe os produtos e vai para o carrinho de compras.
  2. Ele informa os dados do cartão ou escolhe outra forma de pagamento.
  3. O gateway recebe as informações do pedido e do pagamento e faz a comunicação com a adquirente ou a subadquirente.
  4. A adquirente ou a subadquirente verifica se há saldo suficiente no cartão ou na conta do cliente e autoriza ou nega a transação.
  5. O gateway retorna a resposta para a loja on-line. Esta confirma ou cancela o pedido e envia o comprovante de pagamento para as partes.
  6. A adquirente ou a subadquirente repassa o valor da venda para o empresário, de acordo com o prazo estabelecido.

Como escolher um gateway de pagamento para o seu e-commerce?

Na hora de escolher o melhor gateway de pagamento para e-commerce, você deve considerar alguns fatores. Afinal, eles podem impactar diretamente o seu faturamento. Apresentamos algumas dicas a seguir.

Verifique a compatibilidade

O primeiro passo é verificar se o gateway é compatível com a plataforma que você usa para gerenciar seu e-commerce. 

Existem gateways com integração nativa com as principais plataformas do mercado, inclusive. Se não for assim, você terá que fazer uma integração manual, usando uma API ou um SDK.

Analise os recursos oferecidos

Na sequência, analise as funcionalidades do serviço. As principais são:

  • permitir o parcelamento das compras;
  • oferecer diversas formas de pagamento e aceitar diferentes bandeiras de cartão;
  • disponibilizar one-click buy (compras com um clique) ou split payment (divisão do valor da venda com outros vendedores ou parceiros);
  • oferecer a opção de checkout transparente (pagamento sem sair do site) e recorrente (assinaturas ou compras recorrentes facilitadas).

Entenda as integrações

Além da integração com sua plataforma de e-commerce, você também deve entender quais são as outras integrações que o gateway oferece. É possível integrá-lo com ferramentas de gestão financeira, marketing digital, análise de dados

Ótimo! Isso ajuda a otimizar os seus processos internos, melhorar sua comunicação com os clientes e acompanhar os seus resultados.

Entenda as taxas e os custos

Por fim, você deve entender quais são as taxas e os custos envolvidos na contratação de um gateway para pagamentos. Considere:

  • as taxas por transação realizada;
  • a taxa de antecipação (valor cobrado para antecipar o recebimento das vendas parceladas);
  • a taxa de chargeback (cobrada quando há contestação ou devolução da compra);
  • e a mensalidade.

Compare os diferentes serviços e escolha o gateway de pagamento para e-commerce que apresentar o melhor custo-benefício. Mas já deixamos a dica: a K8 fintech tem uma ótima opção!

Por que a K8 é a sua melhor escolha?

A K8 é uma fintech que alia gestão de crédito, soluções financeiras e de pagamento. Com a K8 Pay, você tem um gateway de pagamento completo para o seu e-commerce, com as seguintes vantagens:

  • Split de pagamentos;
  • Painel de controle para gerenciar todas as transações em tempo real;
  • APIs para integrar o sistema de pagamento K8 Pay diretamente às principais plataformas de e-commerce do mercado – como Magento, Prestashop, Vtex, OpenCart e WooCommerce.

Se você quer ter um gateway de pagamento que te oferece tudo isso e muito mais, conheça a K8 Pay!

Conclusão

Um gateway de pagamento é um serviço indispensável para quem quer vender on-line. Ele permite que você receba pagamentos on-line dos seus clientes, de forma rápida, segura e eficiente. 

Para aproveitar os benefícios, especialmente a segurança das transações, é preciso saber escolher bem a ferramenta. Leve em conta a compatibilidade, os recursos oferecidos, as integrações, as taxas e os custos. A K8 Conta é uma ótima opção e traz inúmeras vantagens para seu negócio!

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